CAFÉ EXPRESSO

Agosto 14 2007

 

O inadaptado não se pode confundir com os inadaptáveis. Estes não cabem, pura e simplesmente, no sítio concretamente objectivado. Há incompatibilidade de formas. O bico de um fogão não se adapta ao rotor de uma bilha de gás. E é tudo. O inadaptado é potencialmente adaptável a tudo e qualquer uma coisa. Só que não consegue. O inadaptado já foi testado e não serviu. O inadaptado não serve na maior parte das configurações porque não sabe tomar-se do molde adequado para o efeito. Não é capaz de fazer o que todos sabem com naturalidade. Neste aspecto, é igualzinho ao inadaptável. Tal como este, o inadaptado , se tem de se integrar porque tem que ser, tem sempre o aspecto de improvisado. Improvisado. Inseguro. Anti-séptico . Incómodo nem que seja só ao ver.

 

Há um sítio para o inadaptado. Um lugar onde ele cabe na perfeição. Um espaço onde ele se transforma em parte integrante, em motor e em cérebro. E é este o drama do inadaptado. Não tem escolha . Ou é aquilo ou nada. Ou é aquilo ou a angústia.

 

Mistic River . Que raio de personagem é aquele Jimmy Sean Penn )? O homem é uma espécie de justiceiro selvagem desprovido da dose de consciência básica necessára para o poder ser. Perde a filha. Coisas que acontecem também e especialmente no cinema. Sofre imensamente com o facto. Mata um inocente por engano. E está vingado. Nada lhe acontece porque, de algum modo, se sente que foi feita a devida justiça. O homem aplacou a ira. Exerceu vingança (acto altamente contributivo para a necessária leveza do ser - de qualquer ser, ao que parece). Enganou-se por bem. Matou um débil emocional. Ao que parece alguém sem esperança de se tornar um adpatado . Um homem que, ainda por cima, matou um pedófilo. Morreu porque teria que ser julgado (e enforcado?) pelo caso ouporque , em qualquer caso era um pobre infeliz. O Jimmy não foi punido. Nem por isto, nem por um marginal que também matou. É que, para além de ser um escroque, este segundo morto impediu o Jimmy de acompanhar os últimos momentos da sua mulher doente, mãe da filha posteriormente morta.

 

A polícia, a família e a Miramax estiveram com Jimmy. Para além disso Jimmy é muito bem aceite por todos os demais. Sem dúvida, é um adaptado. Valha-nos Deus!

 

publicado por Cat2007 às 17:54
 O que é? |  O que é? | favorito
Tags:

Bad boys como os Jimmies são os heróis possíveis dos filmes modernos. Depois de banirmos o heroi tradicional por sua falta de carisma e de empatia catártica conosco, simples mortais, brindamos à capacidade de violência do average Joe contanto que seja precedida de uma boa desculpa, já que afinal, no fundo, temos um bom coração. Até acho que Mystic River evita o maniqueísmo e situações simplistas. Todos são de certa forma vítimas do silêncio gerado pelos segredos e pelas coisas que jamais conversamos. Mas é claro que sempre há aquelas peças que não se encaixam mais em nenhum contexto e portanto acabam por ser expurgadas para o reestabelecimento da harmonia perdida, ainda que irreal. E isso está longe de acontecer só na ficção.
lee a 15 de Agosto de 2007 às 20:14

Achas que o Demolidor tem falta de carisma ou estás mesmo a falar dos personagens antigos do novo realizador (galardoado pela Academia) Clint Eastwood ? Não te incomodes em responder.
Por outro lado: TU CONCORDAS COM A LIQUIDAÇÃO DE PEÇAS QUE NÃO SE ENCAIXAM EM NENHUM CONTEXTO??????????
Por acaso, não me parece nada que o Mystic River evite a consagração de soluções simplistas. Simplesmente, complica o processo para lá chegar. O que pode causar tal ilusão.
Grande beijo
Cat2007 a 17 de Agosto de 2007 às 09:42

"A minha frase favorita é a minha quando me sai bem"
pesquisar
 
stats
What I Am
comentários recentes
Viver é respirar, de acordo. E continuo a insistir...
É verdade, a coragem é uma das coisas mais importa...
Também não acredito nisso...se é que alguma vez ac...
Com muita calma e paciência tudo se começa! 
Mas a questão é que, antes de se preocuparem com o...
yah, a quantidade de construções emocionais que nã...
Posts mais comentados
140 comentários
122 comentários
122 comentários
106 comentários
82 comentários
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


Agosto 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
16

19
20
21
22
24
25

26
27
28
29
30
31


blogs SAPO