CAFÉ EXPRESSO

Dezembro 16 2007

  

 

...E enquanto as nossas bocas se esmagavam,
E as doces curvas do teu corpo se ajustavam
Às linhas fortes do meu,
Os nossos olhos muito perto, imensos,
No desespero desse abraço mudo,
Confessaram-se tudo!
... Enquanto nós pairávamos, suspensos
Entre a terra e o céu.

 Adão e Eva de José Régio

 

Gosto de fórmulas felizes. Esta é. "Aceitas um convite para jantar com direito a pequeno almoço?". É o modo ideal de se dizer a uma pessoa: "Olha, esta noite eu quero foder , e tu cumpres os mínimos olímpicos exigidos para o efeito".

 

Nunca fiz uma coisa destas na vida. Pelo contrário, já disse: "queres vir para a cama comigo hoje?" , quando desejava muito mais do que o desejo que tinha no momento, e que não era propriamente físico . Talvez por isso, o meu convite foi muito bem aceite.

 

Gosto da fórmula pela fórmula. Pelo modo de dizer sem dizer. Detesto a motivação. Simples, cínica, recta. Detesto. Mas gosto da fórmula porque pinta a acção com a mais fina  hipocrisia. Um certo tipo de hipocrisia é necessário. Aceito-o como um bem na vida das pessoas. Se as coisas podem  parecer bonitas porque motivo vamos, sem motivo, apresentá-las feias? Na maior parte dos casos, a elegância não é exactamente elegância em si. E a hipocrisia também não é a arma favorita da ilusão, se a mentira não é velada. As pessoas adultas têm obrigação de saber distinguir a mentira da verdade. Quem não souber, só pode receber (pelo menos a maior parte das coisas) na sua versão mais desagradável. O mundo está cheio de coisas feias. Podemos tratar da beleza das coisas sem medo de parecermos muito frívolos. É um bem que fazemos. De qualquer modo, nunca aceitaria um convite para jantar com direito a pequeno almoço.

 

Um dia combinei tomar um chá no Meridien com o marido de um amiga minha. Gostava muito daquele homem. Usava fórmulas diferentes. Nunca hipócrita. Como eu e a mulher dele costumávamos tomar chá às terças e quintas, ele achou que também tinha direito a tomar um chá de vez em quando. Mesmo que não fosse duas vezes por semana. Isto tem muita graça, e é, de certo modo, muito terno. Estou mesmo a falar de chá, pelo amor de Deus! Ele, por seu lado, já tinha deixado bem claro que queria ir para a cama comigo. Era claro para mim e para a mulher dele também. Tudo estava bem porque eu, igualmente, tinha deixado bem claro que nunca iria para a cama com ele. Mas gostava muito dele. E gosto.

 

Mandou o motorista buscar-me e levar-me ao Meridien . Não gostei muito desta parte. Mas ele era assim. Cheio de cuidados. Não fosse eu perder-me no caminho, talvez. No meio da chá disse-me que tinha reservado um quartinho para nós lá no hotel. Just in case. Desatei a rir. Perguntei porquê. "Porque sim, achei que podia vir para cama comigo hoje" . "Depois de tanto tempo a dizer-lhe que não, ainda acha que eu alguma vez lhe vou dizer que sim?". "Porque não?". "Se eu agora lhe fosse dizer que sim, você já nem seria capaz de fazer nada. Somos amigos". Eu ria-me. E ele, pensativo, ripostou: "Isso é verdade, mas fazia mesmo assim, só para lhe deixar a marca do zorro". " A marca do zorro???????".  Gosto de fórmulas felizes. Foi muito divertido. Tão divertido que, confesso, olhei bem para ele, e quase cedo. Pareceu-me tão infantil que, não fora o objecto da cedência, eu poderia fazer-lhe todas as vontades. Existe, pois, uma frontalidade desarmante, totalmente desprovida de qualquer género de hipocrisia, que me toca também.

 

La imbidia es la enfermidad nacional, pero nos une. Todos lo somos". Isto, talvez, é verso que falta no hino espanhol. Imbidia significa inveja, esclareço. Nas palavras dos espanhóis, a inveja é o maior principio moral (ou imoral) de união do seu povo. A declaração não é hipócrita. Não é elegante. Não é terna de infantilidade. É a exteriorização directa de uma verdade deprimente. Nada bonito. Porém, em certas circunstâncias , é assim que deve mesmo ser-se. Honesto. Gosto de fórmulas felizes.

 

publicado por Cat2007 às 12:47
 O que é? |  O que é? | favorito
Tags:

"A minha frase favorita é a minha quando me sai bem"
pesquisar
 
stats
What I Am
comentários recentes
Viver é respirar, de acordo. E continuo a insistir...
É verdade, a coragem é uma das coisas mais importa...
Também não acredito nisso...se é que alguma vez ac...
Com muita calma e paciência tudo se começa! 
Mas a questão é que, antes de se preocuparem com o...
yah, a quantidade de construções emocionais que nã...
Posts mais comentados
140 comentários
122 comentários
122 comentários
106 comentários
82 comentários
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


Dezembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
14
15

17
18
19
20
21
22

24
25
27
28

30


blogs SAPO