CAFÉ EXPRESSO

Julho 15 2008

 

 

 

Eu sou uma pessoa bem intencionada. Mas, em princípio, apenas. Por vezes, digo e faço coisas desagradáveis. Intencionalmente. As coisas desagradáveis são sempre contra as pessoas, mesmo que os actos incidam sobre objectos. Ser desagradável é bom em muitas circunstâncias. Há uma agressividade latente dentro de nós, e por variadas circunstancias da vida, a qual, se não é libertada de vez em quando, consome-nos. É muito importante sermos equilibradamente desagradáveis, portanto. Considero-me, na generalidade, uma pessoa agradável cheia de atitudes desagradáveis.

 

Eu sou uma pessoa bem intencionada. Agora estou mesmo a falar só das minhas intenções. Das boas, quero dizer. Mas, quando me encontro toda bem intencionada, acontece-me, por vezes, abrir a boca ou mexer um dedo e causar um dano. Pequeno ou grande, não importa. Um dano. Portanto, as intenções situam-se no espaço que medeia entre o desejos e os factos.

 

Existe em Portugal uma paróquia que dá pelo nome de BELMONTE. Em Belmonte existe, seguramente, uma pessoa bem intencionada que actua sempre sem sombra de má intenção. Esta pessoa é a que redige os AVISOS PAROQUIAIS. Ora, os avisos paroquias são muito importantes para a sociedade local. Dadas as dimensões da sociedade local, onde poucas mais actividades existem do que aquelas que são promovidas pela paróquia. Volto a dizer os avisos paroquiais da paróquia de Belmonte são muito importantes para a vida da colectividade local. E, volto a dizer também, a pessoa responsável pelo ditos avisos é das pessoas mais bem intencionadas do mundo. Portanto, Belmonte, sendo tão pequena, tem algo capaz de competir a nível mundial. Creio que isto é motivo de grande orgulho.

 

Vamos, então aos avisos. Eu própria aviso que é muito importante reparar na pontuação do texto e na própria construção fraseológica. É isto que marca toda a intencionalidade da coisa.

 

Temos este primeiro que se refere ao apoio à criança: "PARA TODOS OS QUE TENHAM FILHOS E NÃO O SAIBAM, TEMOS NA PARÓQUIA UMA ÁREA ESPECIAL PARA CRIANÇAS".

 

Há ainda este, cuja preocupação fundamental se prende com a baixa taxa de natalidade na região: "QUINTA FEIRA QUE VEM, ÁS CINCO DA TARDE, HAVERÁ UMA REUNIÃO DE MÃES. TODAS AS SENHORAS QUE DESEJEM TOMAR PARTE NO GRUPO DAS MÃES, DEVEM DIRIGIR-SE AO ESCRITÓRIO DO SENHOR PÁROCO".

 

O aviso seguinte trata do tema do divórcio: "PREZADAS SENHORAS, NÃO ESQUEÇAM A PRÓXIMA VENDA PARA BENEFICÊNCIA. É UMA BOA OCASIÃO PARA SE LIVRAREM DAS COISAS INÚTEIS QUE TÊM LÁ EM CASA. TRAGAM OS VOSSOS MARIDOS!"

 

O que se segue tem subjacente a mensagem de que só os imbecis têm fé, senão vejamos: "ASSUNTO DA CATEQUESES DE HOJE: "JESUS CAMINHA SOBRE AS ÁGUAS". ASSUNTO DA CATEQUESE DE AMANHÃ: "EM BUSCA DE JESUS"".

 

Este aviso é uma espécie de corolário da mensagem do anterior, acrescentando mais qualquer coisa: "O TORNEIO DE  "BASQUET" DAS PARÓQUIAS VAI CONTINUAR COM O JOGO DA PRÓXIMA QUARTA FEIRA. VENHAM APLAUDIR, VAMOS TENTAR DERROTAR O CRISTO REI".

 

O seguinte aviso trata de debilidades da natureza humana com uma frontalidade que é de aplaudir: "NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA Á NOITE HAVERÁ UMA FEIJOADA NO SALÃO PAROQUIAL. A SEGUIR, TERÁ LUGAR UM CONCERTO".

 

E, por último, embora, Belmonte tenha para nos dar mais, fica um traço de modernidade na alusão clara que é deixada ao chamado terceiro sexo: "LEMBREM-SE QUE QUINTA-FEIRA COMEÇARÁ A CATEQUESE PARA OS MENINOS E MENINAS DE AMBOS OS SEXOS"

 

 Eu cá acho Belmonte o MÁXIMO!

publicado por Cat2007 às 20:03
 O que é? |  O que é? | favorito
Tags:

"MENINOS E MENINAS DE AMBOS OS SEXOS" é o máximo! hehehe
Pior (quero dizer, melhor) são as pérolas vindas daqieles que deveriam, em tese, saber escrever um pouquinho melhor. Siga o link para um exasperante deleite. ;)
http://karol.loveblog.com.br/31884/Perolas-do-Jornalismo-Brasileiro/
lee a 20 de Julho de 2008 às 03:27

Vou já ver. Gostosempre de aproveitar boas oportunidades para aprender
Cat2007 a 21 de Julho de 2008 às 10:17

"A minha frase favorita é a minha quando me sai bem"
pesquisar
 
stats
What I Am
comentários recentes
Viver é respirar, de acordo. E continuo a insistir...
É verdade, a coragem é uma das coisas mais importa...
Também não acredito nisso...se é que alguma vez ac...
Com muita calma e paciência tudo se começa! 
Mas a questão é que, antes de se preocuparem com o...
yah, a quantidade de construções emocionais que nã...
Posts mais comentados
140 comentários
122 comentários
122 comentários
106 comentários
82 comentários
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


Julho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
30
31


blogs SAPO