CAFÉ EXPRESSO

Junho 02 2011

 

 

 

Esta pergunta faz-me todo o sentido. Porque não sei o que é. E também nunca vi explicado em nenhum lado. Sou mulher. Mas não devia saber. O que é. Preocupa-me a necessidade de dizer que gosto de ser mulher sem saber aquilo que gosto. Gosto de fundamentos e justificações. Preciso deles, aliás. De outro modo, formam-se-me nós no cérebro que me fazem perder o pé.

 

É fundamental gostar de ser mulher quando se é. Uma mulher tem que gostar de ser mulher. Senão vai viver consumida pela obrigatoriedade do agir em conformidade com o desprazer. Assumir e ser o que não se gosta.

 

Houve tempos em que não gostava de ser mulher. Tinha razão. Tudo é mais difícil para nós. Digo nós. Reparo que escrevo por prazer e sobretudo para mulheres. Deve ser porque sou mulher e as coisas saem assim instintivamente.

 

O que é ser mulher? O que é ser homem? A pergunta é a mesma. Com a diferença que cada um se preocupa com o género a que pertence. Não me interessa neste momento saber o que é ser homem. Nem para muleta. Uma ajuda para dizer que ser mulher é o contrário de ser homem. Um artifício que nem lógico é. Não creio que descubra o que é ser mulher por aqui. Portanto, não vou por aqui. Quando olho para uma mulher nem preciso de ver um homem para dizer que é uma mulher. Por isso é que não digo que uma mulher não é um homem. Embora seja absolutamente verdade.

 

Lembro o soneto do Camões, “Amor ”. Vou transcrever. “Amor é fogo que arde sem se ver/É ferida que dói e não se sente/É um contentamento descontente/É dor que desatina sem doer/É um não querer mais que bem querer/É solitário andar por entre a gente/É nunca contentar-se de contente/É cuidar que se ganha em se perder/É querer estar preso por vontade/É servir a quem vence, o vencedor/É ter com quem nos mata lealdade./Mas como causar pode seu favor/Nos corações humanos amizade, /Se tão contrário a si é o mesmo Amor?”. Andava no 10.º ano e era tão ingénua que quis acreditar que Camões teve o génio de definir o amor. O que é o amor. Afinal, vendo bem, alertada pela professora, o que o homem diz é que não sabe o que é. Relata apenas o que sente quando se apaixona. E no fim declara uma rejeição ao sentimento. Porque o considera contrário à humanidade de cada um de nós.

 

Creio que dar o conceito de mulher tem mais ou menos a mesma dificuldade. Pelo menos a meu ver. Sucede que preciso de tentar. E tento com a esperança que a minha estupidez agita. Não chegarei a lado nenhum. Mas vou na mesma. Não importa. Também já compreendi que a vida é feita de inutilidades, vazios e tédios. Que ocorrem apenas para nos distrair das pequenas coisas importantíssimas. A ver se a gente passa ao lado delas.

 

Mas as mulheres são tão diferentes umas das outras. Apetece começar a construir o conceito pela abordagem física. Porque é mais fácil. É um processo de raciocínio tipicamente infantil. Tem aquela simplicidade dos não baralhados com a maturidade e os “problemas da vida”.

 

As mulheres não têm. As mulheres não têm barba nem pêlos no peito. As mulheres não têm músculos. As mulheres não têm pénis. As mulheres não têm altura nem largura. As mulheres não têm a voz grossa nem coragem física. As mulheres têm. As mulheres têm a pele macia e depilam-se nos poucos pêlos que têm. As mulheres têm tecido adiposo. As mulheres têm mamas e um sexo com um nome detestável para quem é assim da sensibilidade. As mulheres têm o corpo pequeno e delgado. As mulheres têm uma voz suave e atitudes delicadas. As mulheres sentem-se atraídas pelos homens e têm muito jeito para as tarefas domésticas e para educar os filhos na parte em que é preciso mudar as fraldas e dar-lhes de comer. As mulheres não são devidamente consideradas no mercado de emprego e para os cargos políticos.

 

As mulheres têm e não têm algumas das coisas que acabei de dizer. E de tudo o quanto fica dito apenas é certo que todas as mulheres têm em comum uma vagina. Como todos os homens têm um pénis que os une.

 

Então ser mulher é ter uma vagina? E uma pessoa gosta de ser mulher por causa disso? Sim. Ser mulher é uma biologia e uma química. O físico e as hormonas. Nasce-se com um determinado tipo de físico e carregam-se as consequências boas e más da acção de um complexo hormonal típico. Depois vive-se com isso. No processo de interconexão entre a vida que corre e a biologia surge um produto novo. Uma mulher. Uma mulher não gosta de ser mulher porque é mulher. Uma mulher gosta de si e por isso gosta de ser a mulher que lhe aconteceu. Mas basicamente é uma pessoa que gosta de si. Um ser humano. Como um homem.

 

Bom, e agora faz-me sentido declarar para quem interesse que a Teresa Pinto é a minha imagem e sou eu quem a escreveu. A mim interessa. Uma pessoa que gosta de si não gosta de ser hipócrita.

 

Nº 358 10 Mar  a 16 Mar 2011

publicado por Cat2007 às 17:43
 O que é? |  O que é? | favorito
Tags:

se é uma imagem que escreveu presumo que seja uma imagem inventada ou presumo mal?
Catarina a 2 de Junho de 2011 às 20:28

Catarina, você melhor que ninguém sabe a resposta à pergunta que faz.

 
Cat2007 a 3 de Junho de 2011 às 00:06

Excelente, Catarina. Como sempre!
Isabel Castanho a 2 de Junho de 2011 às 21:42

Isabel, muito obrigada
Cat2007 a 3 de Junho de 2011 às 00:08

Bem...adoro a Teresa Pinto, adorei o post, porque só podia ser uma mulher a escrevê-lo...para outras mulheres....

 
Rita a 2 de Junho de 2011 às 22:50


Ritinha, também acho a Teresa so cool. Apenas tive que a "matar".

Sis tu nao podes matar a Teresa pois ela és tu...ela é o azul...tu és o azul...gosto imenso como escreves. Baci com saudades

 
Rita a 3 de Junho de 2011 às 02:22

E já agora adoro a pic...Parabéns Cat ;)

 
Rita a 3 de Junho de 2011 às 02:24

A pic:
Teresa Pinto na cozinha
Cat2007 a 3 de Junho de 2011 às 02:36


Agora já não preciso daTeresa. Agora sou eu, maninha querida.

Adoro que estejas feliz!
Rita a 3 de Junho de 2011 às 10:23


A minha felicidade faz-se muito sobretudo pelas pessoas que tenho na vida. So i need you as you know, sister.
Cat2007 a 3 de Junho de 2011 às 11:45


Muito bom... gostei! Mesmo!
Poderia resolver ser chata e tocar num pontinho... mas não vou faze-lo.
Bjs
Vida a 2 de Junho de 2011 às 22:56


Vida, e porque haverias de ser?

Porque é uma caracteristica minha: ser chata às vezes
lolololololololol

E porque está tudo a comentar o óbvio e inquestionável? è claro que A teresa Pinto é a Tua imagem e tu és quem a escreveu!!! Isso nunca foi questão. Tu sabes, a Catarina sabe e sempre soube, a Rita sabe e sempre soube e eu sempre soube. Mas obviamente a Teresa Pinto não és tu... pelo menos não totalmente... nao no todo...

Bom mas não era a esse ponto que eu me estava a referir. Devo confessar, e tu sabes que essa é a minha opinião, ser mulher (ou homem) vai muito para alem do físico. O ser mulher tb é definido pelo ser fisico/hormonal... mas a verdade é que há mulheres (físicamente) que na realidade não o são e não se sentem como tal
O ser mulher vai para além do fisico e do hormonal... pela parte que me toca tem muito a vêr com sensibilidades, com estruturas mentais... e eu gosto de ser mulher e gosto de mulheres exactamente por isso (ou tb por isso).
Vida a 3 de Junho de 2011 às 00:32

Vida uma pessoanão pode, não deve e nem consegue expor-se toda num artigo que escreve para uma revista.
Por outro lado, sempre gostava de saber o que achas tu que é ser mulher.

hmmm... talvez não me tenha feito entender... relativamente à Teresa... eu não estava a questionar isso... relativamente à Teresa não questiono nada em momento nenhum. É uma criação tua. Não há nada a questionar. Como foi construida, é uma opção tua.

O que eu acho que é ser mulher... acho que ser mulher é diferente para cada mulher... cada uma sente à sua propria maneira e da sua propria forma. Para mim ser mulher tem obviamente, também, a vêr com o meu corpo, com as minhas hormonas, com a minha fisilogia. Da qual eu gosto... aliás adoro. Não poderia ser de outra forma. Mas tem tambémm a vêr com formas de ser e de estar. Com estruturas mentais. Com formas de pensar e sentir sobre as coisas. Com uma tendência natural para complicar. Com uma estrutura mental mais complexa, menos directa ao ponto do que o homem.
Mas essencialmente o ser mulher para mim.... ou de mim para mim e de mim para outro.... tem a vêr com o sentirmo-nos mulher. Para mim, alguém que se sinta mulher é aceite e tratada como tal.
Suponho que não adiantei muito, relativamente ao que tinha dito anteriormente... mas também não sei exactamente o que queres saber.
(estou muito palradeira eu...:s) 
Vida a 3 de Junho de 2011 às 08:43

Vida, a pergunta era sobre o que é ser mulher. E não o que é cada mulher individualmente considerada. Os conceitos têm de ser construidos com base em elementos integrantes comuns. Por exemplo, toda a gente é capaz de dizer o que é uma batata.
Dizes tu " Mas tem também a vêr com formas de ser e de estar. Com estruturas mentais. Com formas de pensar e sentir sobre as coisas". É garantido que isto é comum a todas ou, pelo menos, à generalidade das mulheres? Ou seja, podemos afirmar que as mulheres têm a mesma estrutura mental e igual forma de pensar e sentir as coisas. Onde é que, nesse âmbito, está o elemento comum que é incontornável? Eu não consegui apanhar. Mas se tu conseguires, farás melhor do que o Camões, que não conseguiu dizer o que era o amor. Tu definirás a mulher. Vamos todas ficar muito aliviadas e por isso contentes.

Minha querida,
Não existem definições incontornáveis nestas coisas. Eu nunca disse que haviam.
Após o que escreveste posso concluir que a tua questão era simplesmente uma questão de retorica?
Se assim é, parvoice minha ter respondido.
Vida a 3 de Junho de 2011 às 12:50


Vida, eu não disse definições incontornáveis, mas elemento comum que é incontornável para o estabelecimento de um conceito. Por acaso a minha pergunta não era retórica não. Se alguém me disser o que é ser mulher eu fico muito grata.

Bom estás do contra, já vi. Vou meter férias de blog. Diverte-te.
Vida a 3 de Junho de 2011 às 13:28

Do contra? Bom, boas férias, então
Cat2007 a 3 de Junho de 2011 às 14:13


(Fodaaaa-se! Oh meu Deus... eu estou-me lixando para o ter razão, o que eu quero mesmo é o euromilhões!) Quando li essa sábado há mês e meio pensei para mim... "é ela"... e não é que é mesmo... LOL (vá lá, pretty please, agora a seguir é o euromilhões tá bem?) bj
Alex a 3 de Junho de 2011 às 00:20

Alex, seja bem aparecida. No que depender de mim, que venha o euromilhões. NCR!

 
Cat2007 a 3 de Junho de 2011 às 00:47

Querida, adorei. Assim muito de muito.

Você mantém-se sempre no alto das melhores expectativas.

Um abraço.
Scarlett a 3 de Junho de 2011 às 14:31


Ah, Scarett veio cá! pensei que iamos continuar no FB. Olhe, se calhar é mais dificil saber o que é ser mulher do que assumir a gayzice. Pois esconder a cara. É uma cena que, para mim, "tudo o vento levou". Beijos mil.
Cat2007 a 3 de Junho de 2011 às 14:34


Sobre sere-se Mulher... ou neste caso Homem.
Hoje recebi uma boa noticia de um amigo que supostamente´foi mulher e um dia irá ser Homem.
Finalmente vai poder trocar o nome nos documentos que é obrigado a carregar e a apresentar constantemente.
Ao fim de sete anos a causar sensação cada vez que apresentava os seus documentos com um nome Feminino e depois neutro (em portugal considerava-se nome neutro Rosario ou Zara... por algum motivo que me é desconhecido) vai finalmente ter documentação que corresponde à imagem que tem: a de um elemento claramente do genero masculino
As palavras dele são: Finalmente vou poder tirar passaporte e matricular-me na faculdade, sem ter vergonha!
E eu penso: Não tens de que ter vergonha. Quem deveria ter vergonha são os ignorantes, que te olham como se fosses um marciano. Estupidez deveria pagar imposto. Concerteza iriamos ser muito mais ricos, por cá!
E na verdade o que todos somos é seres humanos. Em que parte da escala, de 0% a 100%, nos encontramos no que toca a genero masculino/feminino ou "preferencia" sexual, não me parece que deva ser avaliado ou julgado.
Estou feliz por ele! :D
Sara a 22 de Fevereiro de 2012 às 23:03


http://www.independent.co.uk/news/world/europe/genderneutral-preschool-accused-of-mind-control-2305983.html?fb_action_ids=10150552586165286&fb_action_types=news.reads&fb_source=other_multiline (http://www.independent.co.uk/news/world/europe/genderneutral-preschool-accused-of-mind-control-2305983.html?fb_action_ids=10150552586165286&fb_action_types=news.reads&fb_source=other_multiline)
Sara a 23 de Fevereiro de 2012 às 10:05

Pelo que percebi trata-se só e apenas sobre ser-se Homem.
Catarina a 23 de Fevereiro de 2012 às 13:03


trata-se de definição de género, independentemente de ser o masculino ou o feminino. ;)
Sara a 23 de Fevereiro de 2012 às 22:52

Sara, embora a transexualida não seja o tema desta post, acho que é uma excelente notícia e compreendo perfeitamente a tua satisfação. Espero que agora o teu amigo possa ter finalmente uma vida normal, como é de direito.
Cat2007 a 26 de Fevereiro de 2012 às 14:08


http://www.youtube.com/watch?v=Bo7o2LYATDc&feature=share (http://www.youtube.com/watch?v=Bo7o2LYATDc&feature=share)
Sara a 29 de Março de 2012 às 12:03

Nice. Obrigada.


Desculpa. ESte é melhor: http://www.youtube.com/watch?v=Q50nQUGiI3s&feature=related (http://www.youtube.com/watch?v=Q50nQUGiI3s&feature=related)
Sara a 4 de Abril de 2012 às 23:07


Obrigada. By the way, boa Páscoa.


Boa Páscoa, para voçês tb. :)
Beijinhos
Sara a 5 de Abril de 2012 às 13:12

Uma tentativa de colocar meio mundo a pensar na Vida?
The Gambler a 2 de Junho de 2016 às 14:49

Não. As minhas intenções nunca chegam a tanto

Mas deviam.    
The Gambler a 2 de Junho de 2016 às 18:21

Estou a brincar. I'm under pressure. Work.
The Gambler a 3 de Junho de 2016 às 10:27

Tmabém eu. É uma chatice!

A foto "Venezia" lembrou-me que tinha de ir almoçar. Um avental é um avental.
... "Mas que raio existia no tecto??"
The Gambler a 3 de Junho de 2016 às 14:50

Lol! Não me lembro.
Cat2007 a 3 de Junho de 2016 às 15:00

"A minha frase favorita é a minha quando me sai bem"
pesquisar
 
stats
What I Am
comentários recentes
Mas a questão é que, antes de se preocuparem com o...
yah, a quantidade de construções emocionais que nã...
Sabia que fazia anos, tinham me dito, mas no meio ...
há "sinais" que não devemos negar :D
Se o tédio estiver instalado numa relação, então é...
o tédio pode estar na própria relação... ou não?
Posts mais comentados
140 comentários
122 comentários
122 comentários
106 comentários
82 comentários
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
22
23
24
25

26
27
28
30


blogs SAPO