CAFÉ EXPRESSO

Julho 03 2007

 

 

O copo está meio cheio ou meio vazio? Isto é a questão/asserção/na verdade, chavão mais irritante que eu conheço. Acho que é. Um copo é um copo. Nenhum copo precisa de nada dentro para ser um copo. Aliás, se contiver, seja lá o que for e independentemente da quantidade, deixa de ser um  simples copo para passar a ser um copo de qualquer coisa (um copo complexo).  É muito importante não confundir as entidades com as suas funções. Não ser utilitarista é um bom princípio de conduta para quem quer  evitar problemas de equilibro. Entre outros.

 

Já dentro da questão do utilitarismo, e falando em concreto dos copos, que é de facto aquilo que de momento falo. Tudo depende do acto. E o acto é encher ou esvaziar? O que estamos a fazer ao copo? Se estamos a encher, independentemente da medida, o copo  caminha para cheio. Se estamos a esvaziar, o copo vai para vazio. É assim. Por exemplo, um senhor vai a um bar e pede uma imperial. O barman pega num copo vazio, coloca-o por baixo da torneira da cerveja e puxa o manípulo para baixo. Cai cerveja dentro do copo. Porém, esqueci-me de dizer,  o senhor que pediu a imperial afinal só deseja meia imperial. Cumprindo estas instrução, o que fez o barman?  Encheu meio copo. É lógico.

 

Não me digam, esvaziou meio copo? Então se o copo estava vazio. Ninguém esvazia o que está vazio, santo Deus! E quero lá saber das pessoas que só estão a olhar para o copo com liquido até meio e não sabem nada da história do senhor que só pediu meia imperial. Não acredito que pensem enquanto o senhor foi à casa de banho: "olha ali aquele copo de imperial sozinho. Está meio vazio." Ou, antes pelo contrário: olha um copo de imperial meio cheio." A maior parte das pessoas normais não se interessa pelos copos dos outros. Só talvez os sedentos. Mas esses não são normais. São sedentos, claro.

 

Esta história de que o copo está meio cheio ou meio vazio, dependendo da perspectiva é, quase de certeza, uma invenção de alguém que gosta de pensar que a vida é mais interessante com enigmas especiais. Ou, dito de outro modo, cheia  de mistérios para dona de casa desesperada desvendar.

  

Estamos na presença de um chavão. Um chavão é uma chave grande. Teoricamente, uma chave grande serve para abrir uma grande fechadura. E como  não faz sentido uma porta pequena com uma fechadura grande, a porta  deve ser enorme. Ora, portas  enormes abrem-se  (quando se abrem) para espaços fechados grandes. Não se justificaria, igualmente, colocar uma porta de um castelo, por exemplo, numa pequena (relativamente) casa de 2 pisos. Ou, mesmo, na porta de entrada do prédio. Do mesmo modo, não valeria muito  a pena instalar uma porta num espaço aberto. Parece-me.

 

Portanto, um chavão é uma chave grande para uma fechadura grande de uma porta grande para um espaço fechado grande. Um chavão é pois um instrumento de acesso. Aquele de que trato agora dá acesso a quê? À verdade. A uma verdade muito concreta que nos diz que as pessoas optimistas vêm o copo meio cheio e que as pessimistas o vêm meio vazio. Isto devia enriquecer a nossa vida. Se fosse verdade seria um dado importante. Um dado a mais para o nosso património de aprendizes do Como Viver.

 

Não estou contra nenhuma formula para a simplificação da comunicação entre as pessoas. Apenas não gosto de imagens inadequadas. É evidente que, para além dos deprimidos com carácter de habitualidade, dos bipolares ou dos irresponsáveis-inconscientes, existem umas pessoas mais optimistas do que outras. Mas, pergunta-se, isso não terá a ver fundamentalmente  com as situações concretas da vida de cada um? Com cada momento do percurso? O que têm os copos a ver com isto?

 

Parece-me que ir para os copos é bom. Esvaziá-los se estão cheios (ou meios ou com 1/4, ou com,,, não, com menos do que isso não deve valer muito a pena) de líquidos susceptíveis de alterarem o estado de consciência (ou pelo menos da disposição) em direcção a um qualquer ponto de satisfação pessoal. É para isso que os copos servem. Para serem cheios e esvaziados por desejo e por prazer. E, para responder a um dos o comentários a este post, quem diz copos diz garrafas, canecas ou tupperware, claro.

 

Os alcoólicos estão naturalmente excluídos das considerações precedentes.

 

publicado por Cat2007 às 21:12
 O que é? |  O que é? | favorito
Tags:

Eu sempre sinto que meu copo está meio vazio mas sempre agradeçoi por ele estar meio cheio. Faz sentido pra ti?
Posso te ligar no dia 7 ou seu numero mudou?
Besos
Lee a 3 de Julho de 2007 às 21:35

Para mim faz todo o sentido que vc se ache pessimista quando sente que a esperança nunca te abandona.
Liga-me no dia 7 POR FAVOR. Não mudei o número. Porque haveria de o fazer? Vou gostar muito de te falar.
Cat2007 a 4 de Julho de 2007 às 20:35

Eu bebo pela garrafa.
ejail a 3 de Julho de 2007 às 21:51

Também não é nada má ideia, friend! ;)
Cat2007 a 4 de Julho de 2007 às 20:36

Ainda esta noite de madrugada o teu amor dara conta de que te ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 hs da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida ! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoará e a sua vida não será a mesma…. LEIA SOZINHO ESTA SIMPATIA E AMARRAÇÃO AMOROSA porque no passado eu tbém não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas pra ela tbem funcionou! AGORA VEREMOS… Para você mesmo diga o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo

( Venha cá Anjo de luz eu te invoco para que desenterre (deibson) de onde estiver ou com quem estiver e faça ele me telefonar ainda hoje,apaixonado e arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que (deibson) venha para mim , afaste todos àqueles que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele não pense mais nos outros… mas somente em mim. Que ele me telefone e me ame. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém… Publique 3 vezes
sa a 7 de Outubro de 2010 às 01:41

Ora, ora! E eu que adoro quebrar correntes! Uau! Lá vai mais uma. Espero que não doa muito. Lol!
Cat2007 a 10 de Outubro de 2010 às 03:46

Mas eu ía jurar quer havia coca-cola, o que é isto agora do copo?
foi o que pensei até ver que o post datava de 2007
Catarina a 14 de Fevereiro de 2011 às 10:57


Há sempre cola zero. Sempre. Mesmo em 2007.
Cat2007 a 15 de Fevereiro de 2011 às 10:44

"A minha frase favorita é a minha quando me sai bem"
pesquisar
 
stats
What I Am
comentários recentes
Também não acredito nisso...se é que alguma vez ac...
Com muita calma e paciência tudo se começa! 
Mas a questão é que, antes de se preocuparem com o...
yah, a quantidade de construções emocionais que nã...
Sabia que fazia anos, tinham me dito, mas no meio ...
há "sinais" que não devemos negar :D
Posts mais comentados
140 comentários
122 comentários
122 comentários
106 comentários
82 comentários
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


Julho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13

15
16
17
18
19
20
21

22
24
25
26
27
28

30
31


blogs SAPO