CAFÉ EXPRESSO

Março 08 2017

Foto de Catarina Cabral.

 

Nos países anglo-saxónicos, os doutores são apenas os médicos. Já no Brasil, por exemplo, doutor é qualquer um que tenha muito dinheiro, licenciado ou não. Em Portugal, doutor é qualquer pessoa que tenha uma licenciatura.

 

Mas a verdade é que, quando uma pessoa termina a sua licenciatura, basicamente sabe muito sobre aquilo que estudou (pelo menos é o que se espera) e muito pouco sobre a vida. Relativamente ao curso de Direito, o que não se sabe, desde logo, é trazer o direito para a vida. Ou seja, não se sabe fazer nada, não estando sequer pronto para ir para uma caixa de supermercado.

 

Logo que terminei a licenciatura, entrei para uma sociedade de advogados antes dos prazos estabelecidos na Ordem para início do Estágio. Assim, estive a aprender com antecedência um bocado sobre como se articulavam as coisas. Os livros com a vida e a vida com os tribunais.Com efeito, os tribunais também não são a vida, devo dizer.

 

Nos tribunais não se aplica o direito à vida. Aplica-se o direito às provas. E é por isso que só por acaso é que se faz justiça em tribunal. Isto foi-me logo ensinado. “Em tribunal, ganha quem tiver as melhores armas, e não quem tem razão. As armas são as provas. E as provas não demonstram a realidade dos factos, como vem escrito no Código Civil, antes revelam os factos que é possível demonstrar na precisa forma em que a demonstração é feita”.

 

Porque as pessoas temem sempre a injustiça que se faz nos tribunais, bem como a demora dos processos, tentam sempre chegar a um acordo. Ontem foi feito um acordo extrajudicial que beneficiou mais uma das partes. E este acordo foi conseguido porque se chamou insistentemente senhor doutor a uma pessoa que não tinha uma licenciatura. É também certo que se utilizou a expressão “o abraço do urso”. Ora, o abraço do urso “se aperta esmaga”. Quem acabou por ser convencido que podia ser esmagado, cedeu. Quem cedeu foi o “senhor doutor”.

 

publicado por Cat2007 às 12:22
 O que é? |  O que é? | favorito
Tags:

"A minha frase favorita é a minha quando me sai bem"
pesquisar
 
stats
What I Am
comentários recentes
Sabia que fazia anos, tinham me dito, mas no meio ...
há "sinais" que não devemos negar :D
Se o tédio estiver instalado numa relação, então é...
o tédio pode estar na própria relação... ou não?
No entanto, de facto, não associei. Ninguém é infi...
achei graça foi associares a tua infidelidade ao t...
Já tinha saudades de ler o seu blogue.
Posts mais comentados
140 comentários
122 comentários
122 comentários
106 comentários
82 comentários
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


Março 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
14
18

19
20
21
22
25

26
27
29


blogs SAPO