CAFÉ EXPRESSO

Março 28 2017

Resultado de imagem para vilão do batman

 

Eu acho que as pessoas que se fazem de boas pessoas sem o serem deviam estar obrigadas a seguir as regras dos desenhos animados. Assim, deviam ser feias, antipáticas e ter cara de más. Se notarmos, relativamente aos vilões dos desenhos animados, por causa do seu aspeto e comportamento pouco sociáveis, podemos esperar sempre o pior. Creio que existe ética nisto. Porque é terrível sofrer um golpe inesperado. É que não temos tempo de nos preparar, sendo que, por isso, os danos podem ser, e serão, mais graves.

 

O que antecede leva-me a questionar se as pessoas que fingem ser boas pessoas são felizes. Conheço um caso em que definitivamente não. Mas é um caso. Aliás, conheço outro caso. E definitivamente também não. Mas são dois casos. Penso que não tenho amostra suficiente para concluir. Mas gostava que não fossem. Gostava que fossem como o Narciso. Estúpidas ao ponto de se afogarem no rio que reflete a sua própria imagem.

 

Seja como for, sempre considerei que “o inferno é aqui”. Assim, as pessoas que não são boas pessoas porque só fingem que o são, deverão pagar com juros o mal que forem infligindo aos outros no seu percurso de vida. Creio que isto é acreditar em Deus e, por consequência, na justiça Divina.

 

No entanto, não acredito, por outro lado, no crime e castigo direto. Assim, é muito natural que não vejamos os “maus da fita” a pagarem pelas maldades que nos vão fazendo. O crime e castigo direto pode ler-se no “Crime e Castigo” de Dostoievsky onde o criminoso tem uma consciência. E é por causa desta consciência que ele vai deixando pistas para ser apanhado. O que sucede.

 

É, enfim, muito chato que não aconteça nada de mal a quem nos faz mal. Os maus deviam pagar por cada maldade no momento imediatamente posterior à sua prática. Lá está, como nos desenhos animados. Porque, senão, ficamos com um sentimento de injustiça e a acreditar na impunidade. O que é desanimador.

 

publicado por Cat2007 às 15:49
 O que é? |  O que é? | favorito (3)
Tags:

Eu sou uma vitima que recusa o rótulo, Com três anos de psicanalise em cima - o meu "mal" começou, podemos dizer,  quando eu saí do útero e continuou por aí fora. Faço cinquenta anos este ano. Teóricamente deveria ter-me ficado pelos vinte e acabado com a dor. Mas a resiliência é lixada.


Sabes, é mentira que as pessoas que nos fazem mal não sofrem. Sofrem. De maneiras que nos são inconcebíveis, mas se nos pusermos mesmo de fora, e dermos tempo ao tempo, vemos que sim, que sofrem. que se ensimesmam para não o verem, mas por muito que se mintam, e tentem (que às tantas já é só mesmo a tentativa) enganar todos com uma felicidade criada de cartão brilhante, dentro da sua fortaleza de esferovite está tudo estragado...


Um beijinho



Fátima Bento a 29 de Março de 2017 às 16:38

Fátima, eu tenho mais de 10 anos de psicoterapia. Ainda bem que "a resiliência é lixada".
Nunca vi uma pessoa que me fez mal sofrer. Mas talvez tenhas razão. Essas coisas não se vêm. E, no entanto, acontecerão. Espero que sim. Por uma questão de justiça e de fé.
Cat2007 a 29 de Março de 2017 às 17:21

"A minha frase favorita é a minha quando me sai bem"
pesquisar
 
stats
What I Am
comentários recentes
Não gostei dessa porra de comentario puta tem q fa...
Viver é respirar, de acordo. E continuo a insistir...
É verdade, a coragem é uma das coisas mais importa...
Também não acredito nisso...se é que alguma vez ac...
Com muita calma e paciência tudo se começa! 
Mas a questão é que, antes de se preocuparem com o...
Posts mais comentados
140 comentários
122 comentários
122 comentários
106 comentários
82 comentários
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


Março 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
14
18

19
20
21
22
25

26
27
29


blogs SAPO