CAFÉ EXPRESSO

Março 28 2017

Resultado de imagem para vilão do batman

 

Eu acho que as pessoas que se fazem de boas pessoas sem o serem deviam estar obrigadas a seguir as regras dos desenhos animados. Assim, deviam ser feias, antipáticas e ter cara de más. Se notarmos, relativamente aos vilões dos desenhos animados, por causa do seu aspeto e comportamento pouco sociáveis, podemos esperar sempre o pior. Creio que existe ética nisto. Porque é terrível sofrer um golpe inesperado. É que não temos tempo de nos preparar, sendo que, por isso, os danos podem ser, e serão, mais graves.

 

O que antecede leva-me a questionar se as pessoas que fingem ser boas pessoas são felizes. Conheço um caso em que definitivamente não. Mas é um caso. Aliás, conheço outro caso. E definitivamente também não. Mas são dois casos. Penso que não tenho amostra suficiente para concluir. Mas gostava que não fossem. Gostava que fossem como o Narciso. Estúpidas ao ponto de se afogarem no rio que reflete a sua própria imagem.

 

Seja como for, sempre considerei que “o inferno é aqui”. Assim, as pessoas que não são boas pessoas porque só fingem que o são, deverão pagar com juros o mal que forem infligindo aos outros no seu percurso de vida. Creio que isto é acreditar em Deus e, por consequência, na justiça Divina.

 

No entanto, não acredito, por outro lado, no crime e castigo direto. Assim, é muito natural que não vejamos os “maus da fita” a pagarem pelas maldades que nos vão fazendo. O crime e castigo direto pode ler-se no “Crime e Castigo” de Dostoievsky onde o criminoso tem uma consciência. E é por causa desta consciência que ele vai deixando pistas para ser apanhado. O que sucede.

 

É, enfim, muito chato que não aconteça nada de mal a quem nos faz mal. Os maus deviam pagar por cada maldade no momento imediatamente posterior à sua prática. Lá está, como nos desenhos animados. Porque, senão, ficamos com um sentimento de injustiça e a acreditar na impunidade. O que é desanimador.

 

publicado por Cat2007 às 15:49
 O que é? |  O que é? | favorito (3)
Tags:


Há aqui duas situações, a primeira alguém que faz mal a outrem sem motivo sem beneficio próprio, efetivamente há pessoas assim, mas isso é mais do campo da saúde mental, do alcoolismo ou pessoas que são sentidas pelos grupos onde se inserem com pouca afetividade pouca apetência para a tarefa, no caso dos homens uma infância sem uma figura masculina presente, pessoas que não tiveram grande sucesso escolar, em resumo os típicos sacanitas. Podem aborrecer-nos, arreliarem-nos mas devido aos lugares que estas pessoas geralmente ocupam na sociedade  pouco mal nos podem fazer. A segunda situação é quando tiram proveito do mal que infligem de um modo consciente,  a explicação que dou é o fato de vivermos numa sociedade competitiva e materialista, da qual não tenho nada contra, mas nesse contexto entendo mal como desvios as leis, regras, acordos ou algo que seja comumente assumido como tal.
Um pequeno aparte, hoje há muitos como eu e como você que vivem no limbo do idealismo, a explicação que dou é que a experiência da maternidade e paternidade é rara e tardia, já vi mulheres passarem por esse processo e tornarem-se implacáveis leoas.
Rui Martins a 29 de Março de 2017 às 18:38

Pois é à segunda situação que eu me refiro no post. E creio que tem razão. Por outro lado, não sei se me tornarei numa "implacável leoa".
Obrigada pelo comentário.
Cat2007 a 30 de Março de 2017 às 11:18

"A minha frase favorita é a minha quando me sai bem"
pesquisar
 
stats
What I Am
comentários recentes
Com muita calma e paciência tudo se começa! 
Mas a questão é que, antes de se preocuparem com o...
yah, a quantidade de construções emocionais que nã...
Sabia que fazia anos, tinham me dito, mas no meio ...
há "sinais" que não devemos negar :D
Se o tédio estiver instalado numa relação, então é...
Posts mais comentados
140 comentários
122 comentários
122 comentários
106 comentários
82 comentários
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


Março 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
14
18

19
20
21
22
25

26
27
29


blogs SAPO