CAFÉ EXPRESSO

Março 28 2017

Resultado de imagem para vilão do batman

 

Eu acho que as pessoas que se fazem de boas pessoas sem o serem deviam estar obrigadas a seguir as regras dos desenhos animados. Assim, deviam ser feias, antipáticas e ter cara de más. Se notarmos, relativamente aos vilões dos desenhos animados, por causa do seu aspeto e comportamento pouco sociáveis, podemos esperar sempre o pior. Creio que existe ética nisto. Porque é terrível sofrer um golpe inesperado. É que não temos tempo de nos preparar, sendo que, por isso, os danos podem ser, e serão, mais graves.

 

O que antecede leva-me a questionar se as pessoas que fingem ser boas pessoas são felizes. Conheço um caso em que definitivamente não. Mas é um caso. Aliás, conheço outro caso. E definitivamente também não. Mas são dois casos. Penso que não tenho amostra suficiente para concluir. Mas gostava que não fossem. Gostava que fossem como o Narciso. Estúpidas ao ponto de se afogarem no rio que reflete a sua própria imagem.

 

Seja como for, sempre considerei que “o inferno é aqui”. Assim, as pessoas que não são boas pessoas porque só fingem que o são, deverão pagar com juros o mal que forem infligindo aos outros no seu percurso de vida. Creio que isto é acreditar em Deus e, por consequência, na justiça Divina.

 

No entanto, não acredito, por outro lado, no crime e castigo direto. Assim, é muito natural que não vejamos os “maus da fita” a pagarem pelas maldades que nos vão fazendo. O crime e castigo direto pode ler-se no “Crime e Castigo” de Dostoievsky onde o criminoso tem uma consciência. E é por causa desta consciência que ele vai deixando pistas para ser apanhado. O que sucede.

 

É, enfim, muito chato que não aconteça nada de mal a quem nos faz mal. Os maus deviam pagar por cada maldade no momento imediatamente posterior à sua prática. Lá está, como nos desenhos animados. Porque, senão, ficamos com um sentimento de injustiça e a acreditar na impunidade. O que é desanimador.

 

publicado por Cat2007 às 15:49
 O que é? |  O que é? | favorito (3)
Tags:

"A justiça tarda mas não falha", sempre ouvi dizer e cada vez mais julgo que faz sentido. Na minha opinião as pessoas que dizem não acreditar na justiça e na punição dos criminosos fazem-no essencialmente por duas razões: 1ª porque se sentem zangadas com a sociedade, 2ª porque é "fixe" e maduro ser descrente. A História está repleta não só de grandes exemplos - Al Capone, Hitler, Mussolini, Khadafi, Saddam Hussein, Bin Laden - mas também de pequenos. Há uns tempos vi o filme "Black Mass", no qual o Johnny Depp desempenha um espetacular papel baseado na figura verídica de James Whitey Bulger, um gangster norte-americano de ascendência irlandesa que entre a década de 70 e inícios de 90 controlou o crime organizado de Boston. Em 1994 fugiu da cidade após ter sido denunciado pelos comparsas e viveu 16 anos a monte, tendo inclusivamente sido marcado como um dos dez criminosos mais procurados pelo FBI. Em 2011, já com 81 anos, foi finalmente capturado. Este é um exemplo de entre muitos. Por isso que ninguém se arme em descrente só para transmitir uma boa imagem, dizer que os "maus da fita" escapam sempre com impunidade é treta para os meus ouvidos. Termino o meu comentário com uma citação do grande Mahatma Gandhi:
"Lembra-te que durante toda a história houve tiranos e assassinos e, por um tempo eles pareceram invencíveis. Mas no fim, eles sempre caíram. Sempre."
Nuno Silva a 29 de Março de 2017 às 19:15


Não tenha ilusões, essas personalidades que fala tem todas uma coisa em comum, perderam as sua lutas. Poderia dar-lhe o nome de outros que foram autênticos criminosos, mataram aos milhares e alguns aos milhões mas safaram-se:
Franco, Pinoche, Estaline, Ideamine e desculpe se escrevi os nomes mal, essa gente não merece tal pesquisa.
Rui Martins a 29 de Março de 2017 às 20:10

Sim. Mas apenas no fim. No percurso lixaram toda a gente.
Cat2007 a 30 de Março de 2017 às 11:20

"A minha frase favorita é a minha quando me sai bem"
pesquisar
 
stats
What I Am
comentários recentes
Sabia que fazia anos, tinham me dito, mas no meio ...
há "sinais" que não devemos negar :D
Se o tédio estiver instalado numa relação, então é...
o tédio pode estar na própria relação... ou não?
No entanto, de facto, não associei. Ninguém é infi...
achei graça foi associares a tua infidelidade ao t...
Já tinha saudades de ler o seu blogue.
Posts mais comentados
140 comentários
122 comentários
122 comentários
106 comentários
82 comentários
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


Março 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
14
18

19
20
21
22
25

26
27
29


blogs SAPO