CAFÉ EXPRESSO

Abril 12 2017
Resultado de imagem para falar em público

 

Embora no fim as coisas acabem em bem, o certo é que tenho medo de falar em público. Seja para grandes ou pequenas audiências ou, mesmo, para um pequeno grupo. Este medo funda-se no receio de bloquear, de não conseguir captar as atenções e de não ter a imagem adequada ao momento.

 

Começo por aquele último aspeto para referir que sempre tive problemas com a imagem. Nunca sei se estou bem. Não é que me ache feia ou mal vestida. Não é isso. O que não percebo é se estou adequada. Já por isso sou bastante discreta a vestir. De qualquer forma, mesmo sendo discreta, penso sempre que posso não estar à altura dos acontecimentos. Isto deve ter a ver com as cenas da infância. Pois lá estou eu com as cenas da infância. Mas é assim. Na infância eu gostava de me vestir da maneira mais prática possível que era para me sujar logo que pudesse. Era uma questão de me sentir livre. De toda a maneira, o que sei é que aparecia às pessoas nas piores figuras. Por exemplo, no colégio, onde as batas eram brancas, a minha andava sempre suja. Porque, lá está, não me privava de fazer nada quanto às brincadeiras e também às pinturas com canetas e guaches. As professoras, umas histéricas, não deixavam de dizer que a minha bata era uma vergonha.

 

Relativamente aos outros dois pontos, creio que se trata de medos que afetam toda a gente. Embora mais uns que outros. Pessoalmente sou bastante afetada pelos referidos. Estive a pensar na razão pela qual isto sucede. E só tenho uma resposta: vaidade. Se eu pensasse mais no conteúdo das coisas e menos naquilo que os outros poderão pensar de mim… Ou seja, se eu realmente valorizasse a mensagem que tenho a transmitir, que é nisso que as pessoas estão interessadas, ao invés de me projetar pessoalmente na preleção, creio que não teria razões para estar a escrever este post.

 

publicado por Cat2007 às 16:34
 O que é? |  O que é? | favorito

"A minha frase favorita é a minha quando me sai bem"
pesquisar
 
stats
What I Am
comentários recentes
Também não acredito nisso...se é que alguma vez ac...
Com muita calma e paciência tudo se começa! 
Mas a questão é que, antes de se preocuparem com o...
yah, a quantidade de construções emocionais que nã...
Sabia que fazia anos, tinham me dito, mas no meio ...
há "sinais" que não devemos negar :D
Posts mais comentados
140 comentários
122 comentários
122 comentários
106 comentários
82 comentários
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


Abril 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
14
15

16
17
18
19
21
22

23
27
29



blogs SAPO