CAFÉ EXPRESSO

Julho 29 2016
 
 
 

Pessoalmente cansam-me as mentiras constantes. Não consigo aceitar que um olímpico mentiroso vive num universo paralelo onde a verdade é tudo aquilo que ele inventa. Apesar de ser verdade. Não consigo “engolir” tal alienação. Por isso, perante um mentiroso, faço sempre (estupidamente) um supremo esforço de triagem entre o verdadeiro e o falso. A ver se consigo manter a relação em bases mais ou menos saudáveis. O que, como se sabe, não é possível.

 

Normalmente, as mentiras incidem sobre o que se possui e não se tem.

 

Falo daqueles mentirosos que começam por dizer uma mentirinha aqui e outra ali só para se afirmarem e que, no fim, já mentem por tudo e por nada. O vício instala-se como se andassem a consumir uma droga dura.

 

Uma vez disseram-me que foram de mota (numa grande mota que não existia) até ao Algarve e voltaram numa manhã sem qualquer motivo aparente e apenas porque sim. Enfim, isto não está muito bem explicado. Para o que interessa, é de anotar que era mentira, sendo certo que o drama (para mim) consistia em não se entender o porquê desta mentira. Lembro-me que me senti esmagada. E idiota. Foi dos casos mais graves que conheci. Tive que me “pirar”.

 

Estão excluídas destas considerações as pessoas que mentem numa base normal de acordo com os padrões normais de conduta exigíveis em sociedade.

 

As pessoas que não mentem de todo também não são igualmente boas da cabeça. Ou então são mal formadas. Uma pessoa tem de se proteger em primeiro lugar. E também tem de proteger os outros, muitas vezes em primeiro lugar também. Dizer sempre a verdade às pessoas é uma estupidez em alguns caos e, muitas vezes, noutros casos, magoa a sério. É sabido.

 

Mas enfim, isto tudo é porque, mais uma vez, me andam a mentir sobre a disponibilidade recursos materiais e recursos intelectuais acima da média. Parece que é a minha sina.

 

publicado por Cat2007 às 16:42
 O que é? |  O que é? | favorito
Tags:

Sou claramente estúpida!!! O máximo que consigo fazer e omitir e tenho imensa dificuldade em perceber o que são as mentiras socialmente aceites.... Tb pode ser uma questão de educação.... na tua opinião. Está claro!!
Sara a 30 de Julho de 2016 às 01:22

"Dizer sempre a verdade às pessoas é uma estupidez em alguns caos e, muitas vezes, noutros casos, magoa a sério".
Beijos grandes
Cat2007 a 1 de Agosto de 2016 às 09:07

Bom dia Catarina,  tudo bem?  boa semana e bom trabalho


No Norte, costuma-se dizer que se apanha mais depressa um coxo do que um mentiroso. A mentira descobre-se sempre, mais sempre ou mais tarde.


Mas durante a nossa vida, as pessoas omitem factos por Amor ou factos que poderiam fazer sofrer outra pessoa. Há uns anos, no Marco de Canaveses, em pleno Ano de 82 ( acho eu ), fomos visitar uma prima e ela lá tinha um Boxer. O cão engraçou comigo e agarrou-se aos cordões dos meus ténis. Como a cozinha era grande, o cão puxou por mim e eu a pensar que ele me ia comer. Claro que gritei. foi um susto que na minha cabeça demorou 15 anos a passar. Se visse um cão na rua, fugia logo. Um dia, a minha mãe meteu-me num bom psicólogo ou psiquiatra por causa das fobias e outras coisas e a partir dos 20 anos, eu pensei " tenho de tratar o meu maior medo, os cães " e assim quis começar por ter precisamente um Boxer, o meu primeiro cão. E tive-o! Mas a minha mãe andou anos e anos a dizer que uma colega me tinha oferecido um Boxer e só este ano, me confessou que foi ela que o comprou, e que só omitiu o facto, para o meu Pai não ficar chateado pelo preço que terá pago pelo cão. Claro que a perdoei no mesmo instante. Esse Boxer tinha dois meses quando veio para minha casa, mas ou ele já vinha adoentado ou então bebeu água no dia em que a empregada lavava o pátio. Ficou internado 15 dias na clínica e morreu. Um pincher é que me foi fazendo parar de ter medo aos cães.


Mas sim, existem mentiras que nos matam por dentro. Existem acções que não compreendemos. E aquelas pessoas que durante dois anos, tomam café connosco e de repente deixam de o fazer ? Aconteceu isso com um amigo do meu primo que se tornou meu amigo. a namorada dele vive na minha cidade.  estava eu desempregado e ele tomava café comigo, dávamos umas voltas. Nunca lhe fiquei a dever nada. No último ano em que estive desempregado, ele deixou de me ligar, para tomarmos café. Claro que estranhei, perguntei-lhe ao vivo o que se passava e pelo facebook e ele apenas dizia que não tinha tempo. era mentira o que ele dizia, pois ele sempre ia para Valongo, logo que saísse do trabalho ou nos dias de folga. Até hoje não sei o que se passou, pois nunca lhe fiz nada. Eu acho que ás vezes, as pessoas cansam-se uma das outras, apenas isso. Mas também sei de casos em que namoradas e namorados proíbem as pessoas de estarem com os seus amigos. Pelo menos, soube de um caso assim, porque eu próprio apercebi-me disso...   beijos e um abraço
nuno a 1 de Agosto de 2016 às 10:51

Olá Nuno. Conta coisas que me sensibilizam. Gostei muito do que contou. Muito obrigada. Um beijinho.
Cat2007 a 1 de Agosto de 2016 às 15:42

Traduz por favor.... ando burrinha ultimamente
sara a 1 de Agosto de 2016 às 23:04

Tu dizes sempre a verdade a toda a gente? Não pode ser, Sara. A tua vida ficava insuportável. Mas se queres que eu traduza, mais tarde eu faço isso. Um beijinho, for now.
Cat2007 a 4 de Agosto de 2016 às 14:31

de uma forma geral sim. Nao tenho de me expor a toda a gente na totalidade, mas tb nao preciso mentir.
Bjinho
Sara a 5 de Agosto de 2016 às 16:04

Claro que precisas de mentir, de vez em quando. Todos precisamos. Pensa bem.
Cat2007 a 9 de Agosto de 2016 às 08:38

"A minha frase favorita é a minha quando me sai bem"
pesquisar
 
stats
What I Am
comentários recentes
Já tinha saudades de ler o seu blogue.
Ok. Obrigada, querida.
Tu também!Envio te o número por FCP para o caso de...
Muito obrigada, Bruno.
Gostei do post.Não os lia faz algum tempo, já tinh...
Também estás na terapia. Ainda bem. Mas podemos se...
Ora, são as agressões.
Posts mais comentados
140 comentários
122 comentários
122 comentários
106 comentários
82 comentários
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


Julho 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
23

24
26
27
28
30

31


blogs SAPO