CAFÉ EXPRESSO

Outubro 26 2016

 

Fui ao dicionário ver qual é o significado de perfeccionista. Só para ter a certeza de que sei o que é. Eis a definição: [p]essoa que busca realizar tudo com perfeição [esmero]; quem age com excelência e com o maior apuro [primor] possível. Assim, se conclui que os perfeccionistas adicionam sempre novas talhas aos processos de fazer.

 

Portanto, os perfeccionistas puros conseguem idealizar a melhor solução para tudo. Mas isso é porque perdem o tempo que ninguém tem a prepará-la. Normalmente desperdiçam também a oportunidade. E na maior parte das vezes não conseguem fazer coisa nenhuma, em termos do resultado esperado. E isto sucede quer se trate de perfeccionistas extraordinários ou de imbecis. O génio, porque lhe ocorre sempre introduzir cada vez mais detalhes, o que lhe rouba muito tempo, e o burro porque demora mais tempo em cada tarefa.

 

Uma vez um amigo meu, que é médico-cirurgião, contou-me que foi assistir um colega numa operação a uma perna. O facto é que a pessoa intervencionada morreu porque o colega esteve tempo demais concentrado na beleza da costura e a anestesia acabou. Não tenho dúvidas que a perna ficou bem operada e com bom aspeto exterior.

 

Para mim é importante fazer as coisas bem-feitas. Mas não sou perfeccionista. Se fosse, os capítulos que ando aqui a publicar apareceriam muito melhor elaborados. Com efeito, quando os leio depois de escrever, noto cortes no ritmo e faltas no enquadramento e na fundamentação. Embora me esforce a sério (não que sou adepta do comportamento laxista que se baseia no excesso de tolerância ou na permissividade). A verdade, é que, se fosse perfeccionista, seria certo que não poderia escrever e publicar um por dia. E o mais certo ainda era não ter escrito nenhum. Porque, enfim, as coisas levam o seu tempo.

 

Em conclusão, não há dúvida que a solução mais adequada é aquela que é tomada em tempo útil e não a melhor solução.

 

Para além do desfecho que antecede, queria ainda ajuntar que hoje já não estou zangadinha. Porque, afinal, o meu texto, que era meu mas que eu dei, retornou às minhas mãos para que dê uma opinião sobre as alterações que lhe fizeram. No fundo, era este o percurso que se previa. Não sei porque não tinha a certeza. Agora vou alterar tudo. Mesmo o que não foi modificado. Porque mudei de opinião sobre uma série de coisas.

 

Costumo mudar de opinião. Sobre as construções. Sobre o modo como as coisas se fazem. Porque há sempre mais de um caminho para chegar a um fim determinado. E nem sempre o primeiro que escolhemos é o mais adequado. Há sempre uma solução mais resplêndida. Se tivermos um bocadinho mais de tempo para pensar. O que ocorre no caso concreto.

 

À laia de segunda conclusão, acrescento que a vantagem de não ser perfeccionista é que se pode sempre mudar de opinião.

 

Por fim, informo que o que hoje me aborrece é mesmo um renovo que tenho do lado inferior esquerdo da face. Em primeiro lugar, dói-me. E uma ida ao espelho consubstancia sempre uma má experiência. É que não resisto a olhar. Para ver se está melhor. E nunca está. Assim, tenho o rosto desfeiteado e o espírito ferido.

 

publicado por Cat2007 às 15:48
 O que é? |  O que é? | favorito
Tags:

"A minha frase favorita é a minha quando me sai bem"
pesquisar
 
stats
What I Am
comentários recentes
Mas a questão é que, antes de se preocuparem com o...
yah, a quantidade de construções emocionais que nã...
Sabia que fazia anos, tinham me dito, mas no meio ...
há "sinais" que não devemos negar :D
Se o tédio estiver instalado numa relação, então é...
o tédio pode estar na própria relação... ou não?
Posts mais comentados
140 comentários
122 comentários
122 comentários
106 comentários
82 comentários
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


Outubro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9

22




blogs SAPO