Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CAFÉ EXPRESSO

"A minha frase favorita é a minha quando me sai bem"

CAFÉ EXPRESSO

"A minha frase favorita é a minha quando me sai bem"

O COMEÇO DA HUMANIDADE


Cat2007

26.01.11

 

Eu acredito em Deus. Logo, creio firmemente nas Sagradas Escrituras. De facto, mais em Deus e na Bíblia do que em Darwin e na teoria do The Descent of Man, and Selection in Relation to Sex, por exemplo. Faz-me mal ao ego acreditar num livro onde se tenta provar a descendência do Homem a partir de formas inferiores. Este livro foi escrito em 1871. A Bíblia, por seu lado é muito mais velha. Tenho muito respeito pelos mais velhos. Sobretudo em assuntos onde não há certezas de nada e que por isso apelam à sabedoria.

 

O problema dos velhos, no entanto, é que têm uma forma de pensar um tanto lendária. Já por isso estão sempre a encher as histórias com detalhes improváveis. Por exemplo, os programas do José Hermano Saraiva. Creio que ele, se quisesse, era capaz de contar-nos a história do começo da Humanidade. E todos nós o poderiamos ouvir atenta e credulamente.

 

Preferia isto a ter que me centrar especificamente numa parte do Génesis. Mesmo tendo declarado que acredito na Bíblia. Acredito de facto, mas também, se existem coisas que me aborrecem nas coisas em que acredito, deixo imediatamente de acreditar na parte chata. Um milhão e meio de nomes de gente sem rosto só para dizer de que forma as pessoas se multiplicaram na Terra. Percebe-se claramente que foi através da prática reiterada do incesto. Nisto as Sagradas Escrituras são desassombradas. Só não sei se devo considerá-las progressistas. Lembro-me logo de Roma e daquela decadência dos costumes. Não sei. O meu moralismo está a atrapalhar-me neste ponto. A verdade é que Roma vem depois. Assim como o próprio Fellini. Portanto, repito, não sei.

 

Por outro lado, ainda no Génesis, temos o problema com o Jardim do Éden e Adão e Eva. É que, depois de ter criado o mundo, Deus criou o homem e em seguida uma auxiliar que viria a chamar-se Eva por decisão do homem criado. Citando, "O Senhor Deus disse:  Não é conveniente que o homem esteja só; vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele". Esta parte do Génesis não é chata. É inaceitável. Assim para simplificar. Mesmo tendo declarado que acredito na Bíblia. Acredito de facto, mas também, se existem coisas que me confrontam o lirismo nas coisas em que acredito, deixo imediatamente de acreditar na parte inconcebível.

 

Mas pronto. A História do começo da Humanidade de acordo com o que penso que terá acontecido é a que consta da Bíblia. No Génesis. Acredito nisto porque a Bíblia é um livro muitíssimo velho. Recordo que os velhos merecem um desconto porque compensam tudo com a sua extrema sabedoria. Seja como for,  a verdade é que estou muito pouco interessada em saber o que verdadeiramente aconteceu. E ainda menos em reflectir no que deveria ter acontecido. Sobre o Princípio. Com efeito, estive só a ironizar um bocadinho para me distraír. É o stress.

8 comentários

Comentar post

stats

What I Am

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Em destaque no SAPO Blogs
pub