Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CAFÉ EXPRESSO

"A minha frase favorita é a minha quando me sai bem"

CAFÉ EXPRESSO

"A minha frase favorita é a minha quando me sai bem"

O QUE É O AMOR? E A SAÚDE? E A FELICIDADE? E... O DINHEIRO?


Tita

30.03.11

 

Uma vez li num livro de autoajuda que “a vida não teria interesse nenhum se nos limitássemos a viver sentados numa cadeira de baloiço a comer sorvetes”.

 

Em primeiro lugar, foi o primeiro e único livro de autoajuda que li em toda a minha vida. No entanto, até concordei. Naquele momento. Presentemente apetecia-me estar numa metáfora parecida. Igual não, que eu não tenho grande simpatia por sorvetes. É que a grande actividade e os excitantes desafios diários são uma enorme chatice. Porque não existem no sentido cinematográfico dos termos. Estou entediada, portanto. Não deprimida, pois. Acontece-me muito.

 

Os livros de autoajuda não ajudam a espantar o tédio. Nem a resolver problema nenhum, de resto. São receitas mágicas que ninguém consegue concretizar. E muito menos os seus autores. Estes escrevem os livros e realizam-se financeiramente com as suas vendas.  

 

As pessoas não são repositórios de instruções de bem fazer, tendo em vista realizar feitos incríveis como atingir a felicidade, a riqueza e até a saúde. Gostava muito de conhecer alguém que tivesse tirado real proveito de um produto destes. Portanto, uma pessoa que tenha ficado feliz, rica ou muito mais saudável depois de ler e seguir escrupulosamente estes segredos amplamente divulgados. Por definição, um segredo revelado deixa de o ser e perde o valor.

 

Bom, por enquanto, o que vejo é que os livros vendem imenso e o mundo corre da mesma forma. O único livro de autoajuda que pode ajudar é aquele que cada um estiver disposto a escrever a si próprio. E nem é preciso propriamente escrever.

 

Surge-me um nome. Francesco Alberoni. O sociólogo italiano que se metia a falar da vida das pessoas em todas os aspectos da afectividade humana. Este homem escrevia livros de autoajuda disfarçados de análises sociológicas. Acredito que esta foi a única forma que encontrou para produzir Best Sellers. Sexo, amor, dinheiro e saúde. Os temas que vendem. Que o digam os astrólogos.

 

Há uns tempos atrás não se podia ver ninguém que não trouxesse convicta e orgulhosamente debaixo do braço o “Enamoramento e Amor”. Uma praga! Abri. Li o primeiro parágrafo. Devolvi. Autoajuda. Na devolução tive que disfarçar. “Muito interessante”. Menti. Não gosto de magoar as pessoas sem necessidade.

 

As banalidades. Vamos ver?

 

“O que é o enamoramento? É o estado nascente de um movimento colectivo a dois”. Sim?  

 

Pois. “O enamoramento não é um fenómeno quotidiano…antes pode ser inserido numa classe de fenómenos já conhecidos, os movimentos colectivos”. Como?

 

De facto, “não pode ser confundido com outros tipos de movimentos colectivos, como a reforma protestante, o movimento estudantil, o feminista … ou o movimento islâmico de Khomeini”. Ah, bom!

 

“Contudo, pertence ao mesmo género, é um caso especial de movimento colectivo… as forças que se libertam e que actuam são do mesmo tipo, muitas das experiências de solidariedade, alegria de viver, renovação, são análogas”. Mau!

 

“A diferença fundamental está no facto de os grandes movimentos colectivos serem constituídos por muitíssimas pessoas e estarem abertos ao ingresso de outras mais”. Bem me parecia.

 

“Contrariamente, o enamoramento, sendo embora um movimento colectivo, nasce apenas entre duas pessoas, e o seu horizonte de dependência, qualquer que seja o valor universal que possa desencadear, está vinculado ao facto de ser completo com duas únicas pessoas”.

 

Com este livro, andou tudo a aprender o que é o amor, o enamoramento e o sexo. As pessoas apaixonavam-se e depois iam lá ver se batia certo, talvez. Também costumavam olhar para as relações dos outros e falar delas com propriedade, não sei.

 

Mas o que é isto? Quem é que precisa de um livro para saber aquilo que sente? Pelo menos o que sente. Valha-me Deus!

 

Agora já estou menos entediada.

 

4 comentários

  • Sem imagem de perfil

    vida 31.03.2011


    concordo... bonito, mas profundamente irritante... pois... beleza não é tudo!
    Tem toda a razão Catarina, só à estalada.
  • Imagem de perfil

    Tita 31.03.2011


    NCR! Bem recorda-me o meu. Um que eu já tive. Mas era muito mais amável para todos os gostos, o meu Gaga. Até porque era um tabby de pêlo curto. Um dia destes volto a meter aqui a foto deleImage
  • Sem imagem de perfil

    Catarina 31.03.2011

    ...mas o endereço deste blog é ele! se for ao sitemeter foram até agora umas 283, 178 homenagens a Gaga.
    será que ele, ao contrário deste, era tipo para ter positiva a educação física? tipo saltos de um telhado para outro? salto gigante até ao cimo de um muro? pronto, será que era um ginasta, o tabby?
     Image
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    stats

    What I Am

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Em destaque no SAPO Blogs
    pub