Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CAFÉ EXPRESSO

"A minha frase favorita é a minha quando me sai bem"

CAFÉ EXPRESSO

"A minha frase favorita é a minha quando me sai bem"

CONVERSA DE DUAS JURISTAS


Cat2007

01.03.12

 

 


 

Hoje dizia-me R, uma colega:  "você é uma jurista muito diferente de mim. Aprofunda as matérias e é extremamente rigorosa. Já eu, vejo a solução, sei que é assim e depois tenho pressa em resolver a questão. Não consigo perder o tempo que você perde". Ela falava e eu ia sorrindo por dentro. Respondi-lhe: "Sabe, o seu problema é que, partindo da solução é muito mais difícil encontrar os argumentos que a fundamentam. Porque no processo simplificado do seu raciocínio passou por eles depressa demais". Não lhe disse, mas sou essencialmente como ela. 

 

Não lhe disse porque acredito que é melhor assim. R há-de chegar à conclusão a que eu cheguei. Entretanto, está em dor com o dossier que tem na mão. A transposição de uma diretiva comunitária. Pois. Trabalho de fundo, lá está.

 

A conclusão a que eu cheguei. Parar de me querer livrar de tudo muito depressa. Como quem anda a fugir e não pode parar. Sentir o confronto inexistente. O medo de não saber explicar. Tudo tem a ver com o treino sobre as emoções reprimidas. Auto-repressão. Há um dia na vida em que se deixa de pensar nos processos de sentir para não sentir. Depois há como que uma infeção generalizada a todos os aspetos da vida, uma vez que foram infetados todos os elementos do ser.

 

Prefiro que R me veja como alguém que a pode ajudar a reverter a situação.

 

3 comentários

Comentar post

stats

What I Am

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Em destaque no SAPO Blogs
pub