Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CAFÉ EXPRESSO

"A minha frase favorita é a minha quando me sai bem"

CAFÉ EXPRESSO

"A minha frase favorita é a minha quando me sai bem"

DEPRESSÃO PÓS-EURO


Cat2007

28.06.12

Imprensa estrangeira elogia exibição portuguesa

 

Ontem ouvi um bocado do discurso do Paulo Bento e de alguns jogadores e comentadores. Claro que já estava um tanto alheada, evidentemente. Foi no fim do jogo, ora. Então, basicamente passou-se mais ou menos isto: “com certeza que o povo português está muito orgulhoso da Seleção…” e blá, blá, blá. Até parece que este pessoal não sabe como são as paixões do futebol e como as pessoas se comportam debaixo destas emoções. Aliás, está hoje a constar qe a imprensa estrangeira elogia muito a equipa nacional apo.pt/futebol/euro_2012/artigo/2012/06/28/imprensa_estrangeira_elogia_exib.html . Pois está bem.

 

O que eu acho é que os portugueses estão com uma depressão pós-Euro que começou logo no momento em que a Espanha concretizou o último penalty. Acho, porque isto é que é natural e saudável. A coisa do orgulho de “sair de cabeça erguida” só assenta no espirito dos perdedores.

 

É certo que a equipa nacional é muito melhor do que se apregoava mas não tão boa como se pretendia. Não há dúvida que somos a terceira melhor Seleção da Europa, aconteça o que acontecer à Itália (que até pode mandar a Alemanha para casa, nunca se sabe).

 

E sendo a terceira melhor da Europa, a Seleção portuguesa podia perfeitamente ter ganho este campeonato com um bocadinho de sorte. A verdade é que, quando a sorte é deste tipo: essencial para “chegar lá”, se não surge, o espirito das pessoas enche-se de uma frustração muito próxima do pessimismo dos azarados. Porém, repito: a seleção não teve azar. O que não teve foi a sorte que precisava para ultrapassar adversários melhores.

 

Talvez isto, o senso da falta de sorte, faça mal aos portugueses que, num momento tão delicado como o que vivemos, se projetaram nas emoções e alegrias de uma competição onde se consideram representados em termos absolutos. Quem caiu daqui abaixo vai ter maiores dificuldades para ultrapassar o momento. No entanto, parece que não. O INE divulgou que os "Portugueses estão menos pessimistas" http://economico.sapo.pt/noticias/portugueses-estao-menos-pessimistas_147389.html.

 

Por tudo isto tenho a dizer o seguinte para o meu caso: Graças a Deus que os anúncios da Galp sempre me indignaram e muitas vezes me envergonharam também (vergonha alheia). Especialmente o do menino que lê a carta aos jogadores e que quer ser médico. Daí que só tive os meus 10m de depressão pós-jogo, devendo constar das estatísticas do INE. E ponto final.

 

stats

What I Am

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Em destaque no SAPO Blogs
pub