Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CAFÉ EXPRESSO

"A minha frase favorita é a minha quando me sai bem"

CAFÉ EXPRESSO

"A minha frase favorita é a minha quando me sai bem"

A CRÍTICA


Cat2007

15.03.18

Resultado de imagem para talento

 

Uma vez um amigo muito talentoso perguntou-me se eu não podia dar a minha opinião crítica sobre um trabalho que ele tinha feito e que iria sair cá para fora. Disse-lhe o que era óbvio: não estava habilitada. Mas ele respondeu-me que o que precisava mesmo era de alguém que se exprimisse apenas com sensibilidade e o devido distanciamento. “Sabes, às vezes um tipo faz uma coisa e fica todo contente e realizado. Depois, o tempo vai passando, e começamos a duvidar. A certa altura, já achamos que tudo o que fizemos é uma merda”. Enfim, lá disse que sim. Que o criticaria. E critiquei. Na verdade, gostei imenso e muito justamente de tudo.

 

Ainda gostava de perceber este processo em que uma pessoa vai do oitenta ao sessenta e oito, passa pelo dezoito e acaba no oito só porque o tempo vai andando e, claro está, porque se aproxima o momento do veredito.

 

Será que faz parte do processo de produção ou de criação viver esta espécie de estado de espírito degradativo? Talvez, se muito do que se fez se sustentou na inspiração e inerente criatividade. Embora sejam os mais prometedores, os processos produtivos inspirados e criativos não dão segurança ao seu autor relativamente à substância e à aparência do produto final e ao feed-back que há-de vir. Portanto, lamentavelmente, as pessoas inspiradas e criativas são as mais permeáveis a um certo tipo de sofrimento.

 

stats

What I Am

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.