Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CAFÉ EXPRESSO

"A minha frase favorita é a minha quando me sai bem"

CAFÉ EXPRESSO

"A minha frase favorita é a minha quando me sai bem"

"Não é possivel comer um bolo sem ao mesmo tempo o perder"


Tita

26.03.15

Fernando Pessoa diz que "Não é possível comer um bolo sem ao mesmo tempo o perder". A questão é que eu li o Livro do Desassossego. Por isso tenho a frase enquadrada. A ideia de tomarmos qualquer coisa como nossa, a ideia de dar uma utilidade às coisas e às pessoas e com isso ficar sem elas... E ainda é mais certo que as coisas, assim como as pessoas, são para proporcionar utilidades. Portanto, a vida é um conjunto de pequenas e grandes perdas que acontecem constantemente. Quando perdemos deixamos de poder usar.

 

Portanto, ele não se referia só ao prazer que dá comer um bolo. Também se referia ao prazer que é comer uma pessoa, entre outras coisas úteis que existem para serem usadas. Um bolo, no âmbito do ato de comer, esgota-se muito mais depressa do que uma pessoa no âmbito do ato de comer,  com as necessárias adaptações. Segundo Pessoa, as pessoas, tal como as coisas são para usar. Já o disse atrás. E isto não é uma ideia má. Desde que se dê bom uso. Por vezes comemos pessoas e elas parece que se vão perdendo mais depressa do que outras. São as que têm menos para dar. Quanto menor for a utilidade menor é o tempo de duração.

 

Isto tem tudo a ver com os sabores. Quando se trata de comer. Porque se estivermos a falar de outra utilidade qualquer, já não. Mas o Pessoa é que disse comer.  Comer um bolo. Perder um bolo. Comer uma pessoa. Perder uma pessoa. A pessoa só se esgota quando já foi comida inteira. Por isso não é possivel comê-la sem a perder. Há pessoas que sabem melhor do que outras. As que sabem mal, em princípio, não comemos. Não é preciso ir  provar para saber que não é bom. Temos os nossos outros quatro sentidos para atestar a coisa. As pessoas vão-se perdendo aos poucos à medida que vão sendo comidas. Mesmo a nossa pessoa. Essa, como tem muito para dar, demora muito tempo. Pode levar uma vida inteira. E a ideia é que leve.

stats

What I Am

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Em destaque no SAPO Blogs
pub