Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CAFÉ EXPRESSO

"A minha frase favorita é a minha quando me sai bem"

CAFÉ EXPRESSO

"A minha frase favorita é a minha quando me sai bem"

O INFERNO SÃO OS OUTROS


Tita

26.02.16

 

Segundo Sartre, o inferno são os outros.

 

Ser feliz é estar saudável, tranquilo e conciliado consigo mesmo. A maior parte das pessoas tem saúde - o elemento estruturante mais importante da felicidade sempre estupidamente subvalorizado. A tranquilidade tem a ver com não estar à procura de nada. Neste aspeto pode concorrer para a felicidade ter um amor. Mas não se é infeliz só porque se não tem. A conciliação pessoal reporta-se ao facto de uma pessoa estar satisfeita com aquilo que é.

 

O inferno são os outros. Porque os outros não valorizam a sua saúde, não param de procurar coisas, pessoas, automóveis, etc. e não gostam de ser quem são porque confundem o ser com o ter. Assim, os outros são o inferno porque vivem o inferno. E aproximam-se das pessoas felizes, contaminando-as intencionalmente. É por isso que o inferno são os outros.

 

Uma vez comprei uma caixa de laranjas que tinha uma laranja podre. Não tirei a laranja podre, e em dois dias a caixa não tinha uma laranja boa. As pessoas que não dão valor aos valores, as pessoas que querem, as pessoas que invejam são como as laranjas podres. Eu devia ter afastado as laranjas boas da laranja podre. Como as pessoas felizes tentam afastar-se dos infernos.

 

Porém, há infernos inevitáveis. Há muitas formas de retirar um dos elementos essenciais da felicidade. A tranquilidade. Basta um inferno desejar e poder fazê-lo. A tranquilidade é onde a maldade pode causar mais estragos. E sem tranquilidade não há felicidade.

 

2 comentários

Comentar post

stats

What I Am

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Em destaque no SAPO Blogs
pub