OS HABITUAIS EXAMES DE ROTINA
Cat2007
07.12.16
No âmbito de uma consulta, e na sequência da realização de uns exames no Hospital da Luz, a ginecologista do mesmo hospital só me disse coisas assustadoras do tipo: “Tumor é e parece benigno mas temos dúvidas”. E mais: “Nestes casos em que não temos a certeza, remove-se o tumor e depois mandamos para análise”. E ainda: “Vai repetir os exames e fazer uma análise aos marcadores tumorais”.
E é assim. O pânico instala-se. Não me imaginei morta mas andei a fantasiar sobre a possibilidade de ter que fazer uma intervenção cirúrgica e, posteriormente, quem sabe, alguma quimioterapia. Vi-me, pois, um bocado triste e alheada das coisas normais da vida.
Na segunda-feira passada, uma médica muito competente que me observou ao detalhe, com a ajuda de tecnologia de ponta, concluiu o seguinte: “ Não. Não tem nada de interessante. Esse quisto aparece na idade reprodutiva e vai tê-lo enquanto tiver o período. Depois disso desaparece por si. Volte cá daqui a um ano para os habituais exames de rotina”.
Assim sendo, ouvi da boca desta médica a melhor notícia de todas as notícias que podia esperar sobre o assunto. Não estou habituada a isto de receber a melhor notícia de todas as notícias que é possível receber sobre um mesmo assunto. Por esta razão, fiquei um bocadinho confusa. E só tinha pensamentos do seguinte género: “Mas, então, e a ressonância magnética, não é preciso, afinal? E nem uma operaçãozinha vou fazer?”. Foi por causa destes sentimentos que andei calada e pensativa o dia todo.
Hoje é diferente. Estou grata e sinto-me uma pessoa com muita sorte.
Quanto ao Hospital da Luz, estamos conversados.