Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CAFÉ EXPRESSO

"A minha frase favorita é a minha quando me sai bem"

CAFÉ EXPRESSO

"A minha frase favorita é a minha quando me sai bem"

SINTOMAS DE AFETO


Tita

17.07.18

Resultado de imagem para elogio

 

Uma pessoa está em pausa. Aqui no trabalho. Acabei de fazer o que tinha de ser feito. Está bem feito. Ainda agora, por causa disso, me disseram: “Tu és muito boa”. E eu: “A sério? Obrigada!”. Já sabia que era a sério. E também já sabia que sou “boa” nas coisas que faço profissionalmente. Mas não aguentei a pressão psicológica do reconhecimento e consequente elogio. Verguei e mudei rapidamente de assunto.

 

Pode ser que confunda as coisas. Os elogios com afeto. Tenho a impressão que sou uma pessoa que precisa muito de afeto. E, também, que vê afeto em tudo. Assim, por exemplo, ser simpaticamente servida por um(a) empregado(a) de um café é um bom sinal. Parece-me, assim, que a simpatia é sinal de afeto. Concluo, então, que não é impossível e será, até, muito recomendável sentir afeto pelas pessoas em geral. Isto para quem sente, claro. Eu sinto naturalmente em doses diferentes, consoante as pessoas e os contextos relativos onde elas se inserem.

 

Bem, mas voltando ao elogio e o afeto, afinal não há qualquer confusão: é capaz de ser verdade que uma coisa também tem a ver com outra. Com efeito, quando não gostamos das pessoas, e ainda que elas mereçam, temos alguma dificuldade em elogiar. Especialmente se for de forma pessoal e direta. O mesmo é dizer que normalmente elogiamos as pessoas de quem gostamos. E são estas manifestações de afeto que me atrapalham porque sou bastante tímida.

 

stats

What I Am

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Em destaque no SAPO Blogs
pub