Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CAFÉ EXPRESSO

"A minha frase favorita é a minha quando me sai bem"

CAFÉ EXPRESSO

"A minha frase favorita é a minha quando me sai bem"

SOBRE O 25 DE ABRIL


Tita

25.04.16

 

Sobre o 25 de abril, o que mais me marca é o facto de o meu pai ser contra. Foi toda a vida e nunca mudou de opinião. Como o meu pai me marcou a vida toda (e ainda marca, felizmente), o meu processo de compreensão do fenómeno foi um tanto complexo.

 

Lembro-me de estar na escola no próprio dia dos acontecimentos. Era muito pequenina. Fui lá deixada pelo meu pai. À porta do colégio. Tiveram que mandar chamar alguém para me remeter a casa. À noite, quando ele chegou, ficou histérico com o facto.

 

Mais tarde, já na escola preparatória, uma professora qualquer mandou-nos fazer um trabalho sobre o 25 de abril. Fui questionar o meu pai. Fui entrevista-lo para o trabalho. “O 25 de abril foi a pior coisa que aconteceu ao nosso país!”. Foi assim lapidar. Recordo que foi aí que comecei a discordar dele. Todos os meus entrevistados tinham dito que o 25 de abril “foi o melhor que nos aconteceu”. Aquela professora qualquer também achava o mesmo e os meus coleguinhas estavam convencidos. Comecei aí a tentar pensar pela minha cabeça.

 

Não me lembro de nada da ditadura. Só sei o que li nos livros e vi na televisão. O que me basta. Não sei se atualmente somos livres para ser e dizer. Mas somos mais livres. Não sei se existe a democracia a que se refere o princípio constitucionalmente consagrado. Mas existe mais do que antes. Há muitas coisas mal enquadradas, mal encaixadas, mal estruturadas. Existe uma liberdade e uma democracia que não bastam. Mas antes era bem pior. Por isso eu agradeço que o fenómeno tenha acontecido.

 

Sinto que estou para aqui a falar como se estivesse a tratar de um acontecimento pessoal. Mas não sei se está mal assim. O 25 de abril, como acontecimento coletivo de índole político-social, respeita à nossa coletividade de cidadãos mas projeta-se inelutavelmente na esfera de cada um de nós. O 25 de abril é por isso um fenómeno individual. Se não fosse pelo 25 de abril, eu nem sequer tinha este blog.

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

stats

What I Am

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Em destaque no SAPO Blogs
pub